10 agosto 2018

Resenha: Memnoch (contém spoilers)



"Mais um volume que faz parte das Crônicas Vampirescas. Lestat encontra com Memnoch, que afirma ser o diabo em pessoa. Ele coloca o imortal diante da oportunidade de voltar no tempo, conhecer a criação, visitar o purgatório e escolher entre céu e inferno."

Lestat, esse vampiro loiro, lindo e sedutor, caçava feliz e serelepe sua próxima vitima: Roger, um chefão do trafico, quando Lestat percebe que tem algo seguindo ele e que o deixa apavorado. Ter algo que deixa Lestat apavorado é surpreendente, mas tem! Após banquetear-se com sua vitima e esconder seu cadáver, além de bater um papo com a alma de Roger, Lestat encontra seu perseguidor, Memnoch, o demônio, que logo o convida para ir ao paraíso e ao inferno e ajuda-lo na disputa contra Deus.

Neste livro Lestat nos leva a mais uma de suas fantásticas e super descritivas aventuras, que bom que ele tem memória boa para guardar tudo e escrever depois não é? xD

Ele descreve com bastante detalhes sua ida ao céu, sua conversa com Memnoch e por fim sua visita ao inferno. Particularmente a parte do céu foi entediante. Tudo bem que ele estava maravilhado e talvez fosse realmente lindo e maravilhoso, mas foi entediante. Lestat é o tipo de personagem que provoca diversos sentimentos em um único livro, em um capítulo você admira ele, no outro você se entedia e quando vira a página você ri do que ele faz, sem contar os momentos de vergonha alheia.
No geral foi uma boa leitura. Me deixou querendo saber o que aconteceu com ele depois e muito propícia a procurar a sequência dele.


Spoilers daqui pra frente ;), leia por conta e risco!



O livro começa com Lestat perseguindo sua próxima vitima, um chefão do trafico chamado Roger. Enquanto vigia Roger andando por ai e visitando a filha Dora, Lestat sente a presença de algo o perseguindo. Após morder, matar, picar e espalhar Roger pela cidade inteira (e isso foi cruel, era só ter entrado ou jogado no Rio com uma pedra amarrada) ele entra em um bar e quem aparece? Roger! E nem precisou de sessão espírita!

Roger conta a história da sua vida para Lestat e pede que ele cuide da sua filha Dora, uma missionária de tv, e da sua coleção do Wynken de Wilde (isso não é muito interessante, é só pra dar glamour). Depois de uma longa conversa Lestat concorda, quando adivinha quem aparece? O demônio, que venho buscar Roger e tacar terror em Lestat. Depois de levar Roger e deixar Lestat apavorado, totalmente fora da casinha ele ainda aparece de novo, dessa vez em uma forma humana, só pra continuar o terror, mas é só um oizinho mesmo, nada demais.

Lestat então volta pro hotel em que estava com David (sim ele está nesse livro, se não o conhece leia O Ladrão de Corpos), juntos ele transfere todas as relíquias de Roger para lá e depois Lestat vai procurar Dora. O demônio aparece, avisando para ele não falar com Dora, mas sabemos que disser "Lestat não faz isso" é o mesmo que "Lestat faz isso" né. E lá vai ele visitar Dora.

E não sei como, realmente não entendi, como Dora viu ele escondido, e pior que isso seguiu ele, mesmo Lestat ter fugido dela velozmente, e pior que isso ela falava com ele como se ele fosse a criança. E ela descobre que o pai morreu, e pelas mãos de Lestat, mas ela não fica brava, furiosa nem nada, ela fica fica abalada sim e chora, mas é tudo bem contido.

Depois disso, finalmente vamos ao que interessa depois do encontro com Dora o demo, que prefere ser chamado de "Memnoch, o demônio" (e ele não gosta de ser chamado de Satã) aparece para fazer a proposta: que Lestat seja seu assistente, seu braço direito na sua disputa contra Deus. E para convencer Lestat a aceitar ele propõe um tour do céu ao inferno e contar toda a razão da sua disputa contra Deus antes de aceitar definitivamente. E ele dá a Lestat uma noite inteira para que ele pense, mas bem a gente sabe que ele vai aceitar senão o livro ia ter só 150,00 páginas...

Segue-se então uma descrição longa, maravilhada e enfadonha (desculpa mas tava muito chata essa parte), por fim Lestat encontra Deus, mas eles não conversam por muito tempo também.

Então Memnoch leva Lestat ao começo dos tempos, e conta sobre a criação do mundo e da natureza, o surgimento dos animais e como ele e os outros anjos se sentiam em relação a tudo aqui que Deus estava criando. E Memnoch sempre arranjando treta com Deus pois não entendia bem as coisas e os planos da criação. Mas a treta que fez Memnoch ser expulso do paraíso foi que ele assumiu uma forma humana (o que não tinha problema) e deu uma "escapadinha safadinha" com uma humana (Deus vê jovens, Deus vê tudo, até as "escapadinhas"). Deus não gostou muito e deu um "fora daqui" em Memnoch.

Mas ai eles voltaram com a amizade, e depois brigaram de novo, dessa vez por que Memnoch queria que todos os humanos pudessem entrar no paraíso. E esse é o motivo da treta toda.

Por fim Lestat é levado para o inferno fazer um tour. E é aqui que Lestat pira, ele não aguenta ficar lá nem ver o que acontece lá e quer ir embora de qualquer jeito, quando aparece uma porta e ele tenta fugir por ela, mas no caminho Memnoch tenta impedir que ele fuja com o Véu de Verônica e acaba arrancando um olho de Lestat...

* pausa pra imaginar Lestat com um tapa olho preto... xD

Ele consegue voltar para Nova York (onde ele estava) e vai atrás de Dora, junto com ela está David e Armand. Após descansar ele conta a aventura toda, ele ainda está meio transtornado.  Dora pergunta do véu, assim que ele mostra o véu ela pega o véu feliz da vida e sai com ele para a catedral que tem perto do hotel. E assim se deu o famoso Véu de Verônica que estava perdido reapareceu, falava-se sempre nos jornais, pessoas faziam fila para ver o véu, encostavam um lencinho nele e a face de Jesus ficava passava para o lencinho, como uma impressão perfeita.

Com isso Lestat está meio fora de si, fica dando chilique na porta da catedral e tudo. Até que David e Louis decidem chamar Maharet e acorrentar ele... só queria saber como conseguiram amarrar um vampiro supostamente muito forte, que tem o sangue da Mãe dos vampiros nas veias só com correntes...

E assim termina o livro, com um Lestat lelé... ainda tem uns detalhes que não contei e isso eu deixo pra quem quiser ler o livro depois desse spoiler looongo.


Bjocas ;)

2 comentários:

  1. Li esse faz pouco tempo e gostei, embora prefira outros da série.

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se

Peguei esse livro da minha irmã em uma época que eu precisa muito taca o foda-se em algumas coisas. Segundo o autor Mark Manson, est...

Atualizações do Instagram

google.com, pub-2229770814747508, DIRECT, f08c47fec0942fa0