14 março 2019

Resenha: Sun Tzu - A Arte da Guerra

Na época que comecei a ler não estava inspirada ... acontece... então demorei muito pra terminar o livro, porem ele não é demorado de jeito nenhum.

A Arte da Guerra é um livro que conta os ensinamentos de Sun Tzu, um general chinês, sobre como agir em tempos de guerra e o que fazer. Ah, mas o que isso tem de interessante? Se você souber interpretar bem algumas coisas do que estão ali, dá para aplicar na sua vida, dá até pra pensar nas merdas que já se fez ou que fizeram com você e pensar: "se eu tivesse lido isso antes podia ter evitado a merda", mas né... quando a merda é destinada a acontecer não há o que fazer, apenas seguir em frente =)

Há três passagens que ficaram bem marcadas em mim:

A primeira é que você deve conhecer bem seus soldados ou seus comandantes e saber diferenciar o forte do fraco, ou seja, tu tem que saber com quem tu tá lidando. Em uma empresa significa saber as capacidades de cada um para saber como melhor aproveitar o melhor da cada um (na vida também né :v)

A segunda é ter conhecimento de suas provisões e saber caculá-las bem. Não adianta sair pra guerra com dois saquinhos de miojo, ou ir morar sozinha ganhando o suficiente para morar e esquecer que tem de comer (essa última foi pra mim).

E a terceira é fantástica!: Não adianta culpar os céus e a terra pela sua derrota, ou seja, não adianta sair tacando a culpa em Deus e o mundo por que você fez a merda. Quem é o único culpado de seus atos? Você! "Ai, eu não passei na prova por culpa de fulano" - Não, fofix, você não passou na prova porque não estudou. "Ai, mas a garota estava de saia curta, por isso me aproveitei" - Não fofix, é porque você é um lixo mesmo, a garota pode usar o que ela quiser.

Na minha singela opinião A Arte da Guerra  é um livro que todo mundo poderia ter e  ler de tempos em tempos. É claro, se for uma pessoa com a cabeça no lugar e do tamanho apropriado, sem achar que o é Imperador do Sol, sendo que na verdade é só o fulaninho lá.

Um comentário:

  1. Oi, flor.

    Esse livro deve enganar, então. Eu achei que o leria rapidinho, mas também demorei kkkkk

    A Arte da Guerra talvez seja o primeiro livro de autoajuda da História. A guerra pode ser tanto literal quanto metafórica, tanto é que é um livro usado na Administração, na Política, etc. e tal (comentar do celular é foda).

    Taí um clássico no sentido pleno do termo.

    Fui

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Dorama: MengFei Comes Across

Oiis fofis o/ Bem vindos com mais um post o/! Hoje vamos falar sobre um dorama chinês.  MengFei Comes Across é uma comédia de époc...

Atualizações do Instagram

google.com, pub-2229770814747508, DIRECT, f08c47fec0942fa0